páscoa

Impactados pela pandemia, setores vivem incertezas sobre as vendas de Páscoa

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Cláudia de Paula aposta nos ovos de chocolate com casca de brownie e recheio para atrair ainda mais clientes

Em 4 de abril, será celebrado o domingo de Páscoa. Uma das datas mais simbólicas no calendário cristão, o dia também serve para que as pessoas reflitam junto àqueles que amam sobre a fé e a esperança de semanas melhores e menos dolorosas. Além da meditação voltada à Paixão de Cristo, os dias que antecedem a Páscoa são importantes para segmentos como supermercados, lojas, confeitarias e a uma diversidade de pessoas que encontram neste período uma forma de alavancar as vendas. Neste ano, no entanto, os diferentes setores envolvidos na produção e na comercialização de produtos, como chocolates, sentiram os impactos da pandemia.

Fé, consciência e humildade: religioso de umbanda fala sobre itens para suportar a pandemia

Mesmo diante de uma crise econômica e com o menos consumo por parte da população, a aposta nesta Páscoa fica por conta dos confeiteiros. As encomendas por produtos artesanais aumentaram se comparado com o ano passado - começo da pandemia. A avaliação foi feita por duas confeiteiras: Cláudia Machado de Paula Albuquerque, da Cláudia de Paula Confeitaria Artesanal; e Elaine Bettim dos Santos, do Ateliê das Delícias. Ambas aceitam encomendas até esta segunda-feira, pois a demanda cresceu e é preciso alguns dias antes da Páscoa para dar conta dos atendimentos.

Atleta do Santa Maria Golfe Clube lidera ranking sul-americano

_ As vendas surpreenderam e muitas pessoas têm comprado dos pequenos produtores. Este é um dos períodos mais importantes para os confeiteiros, mesmo com certa redução devido à pandemia, seguimos com boas expectativas _ ressalta Cláudia.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Em junho de 2020, para incrementar a renda na pandemia, Elaine criou o Ateliê das Delícias. São produzidos diversos produtos, como ovos de colher (foto ao lado). Meses depois, o negócio tem dado certo:

_ Estamos com ótimas vendas e esperamos continuar assim. Temos que nos reinventar para alavancar a comercialização dos produtos.

Cláudia de Paula Confeitaria Artesanal

  • Telefone - (55) 99929-4030
  • Instagram - Clique aqui
  • Produtos: ovos de chocolate com casca de brownie e recheio, cone recheado, barra com nuts e tortas

Ateliê das Delícias*

  • Telefone - (55) 99917-2011
  • Instagram - Clique aqui
  • Produtos: ovo de chocolate de colher, trufas, doces e barras de chocolate
  • *Na compra de produtos, o cliente recebe um número. No domingo de Páscoa será sorteado um ovo de colher

NO COMÉRCIO

A expectativa para a semana de Páscoa também é positiva para as lojas que comercializam chocolates. A gerente da loja da Cacau Show na Rua Dr. Bozzano, Rosane Moreira, afirma que a procura por produtos já estão boas nas cinco lojas. E a tendência é melhorar:

_ É uma semana decisiva e esperamos que melhorem as vendas.

Santa Maria recebe nova carga com 6,9 mil vacinas nesta sexta

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo, ressalta que as datas simbólicas representam oportunidades para todos os comerciantes. Mesmo que a Páscoa seja mais voltada à comercialização de chocolates, a data movimenta outros setores. Segundo Marli, todas as lojas estão preparadas para atender os clientes, especialmente por formas alternativas para não gerar aglomeração, como telefone, tele-entregas e plataformas online.

_ As pessoas podem buscar diferentes formas de adquirir os produtos, pois as lojas estão prontas para atender. 

NO SHOPPING

As lojas dos shoppings de Santa Maria também se prepararam para as vendas de Páscoa. O consenso é o mesmo: as vendas ainda estão tímidas, mas a expectativa é que durante a semana elas aumentem. As lojas também comercializam seus produtos pelo WhatsApp, plataformas online e fazem tele-entrega para não deixar ninguém sem os mimos de Páscoa.

Na Cacau Show do Royal Plazza Shopping, a gerente da loja, Roselaine Gonçalves Subeldia, lembra que as lojas dos shoppings reabriram há poucos dias, já que estavam com restrições devido à bandeira preta no Estado. Mas, a expectativa é que as vendas aumentem ao longo dos próximos dias. A loja oferece diversos produtos como chocolates, trufas, presentes e cestas. Mesma percepção tem a gerente da loja Casa Cook, Mariana Alsarth. O estabelecimento conta com chocolates de Gramado, cestas, chás, cafés e outros produtos voltados à Páscoa:

_ Foi uma semana calma, pois faz pouco que recomeçamos, mas temos esperança de que vai melhorar na próxima semana _ revela Mariana.

O consultor da loja Lebes, Tarcísio Conde da Silva, lembra que com a chegada do fim do mês, o consumo naturalmente acaba diminuindo. A expectativa fica para os primeiros dias do mês, e antes do domingo de Páscoa. No estabelecimento, são comercializados ovos de páscoa de chocolate de Gramado, caixas de bombons, barras de chocolate e outros itens.

Menos disponíveis nas gôndolas dos mercados, ovos de chocolate estão em baixa nesta Páscoa

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Associação Gaúcha de Supermercados afirma que está expondo uma quantidade mínima de ovos de chocolate

De acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para a Páscoa de 2021 é de queda nas vendas de 2,2%, em comparação com a mesma data do ano passado - que teve retração de 28,7%. Nos supermercados, há redução no número de ovos de chocolate. A queda, avaliam os empresários, se dá também pela redução da produção industrial. 

Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o setor supermercadista gaúcho está focado no atendimento das necessidade básicas da população. Segundo a Agas, a comercialização de produtos típicos será menor e o setor está expondo uma quantidade mínima de ovos de chocolate para atender aos consumidores que buscarem o produto.

Butantan anuncia a primeira vacina nacional contra Covid-19

O presidente do Sindigêneros de Santa Maria, Eduardo Stangherlin, explica que a produção industrial de ovos de chocolate registrou queda de 20% a 30% neste ano. Grandes marcas de chocolate acabaram entregando menos do que foi pedido pelos supermercados para este feriado:

- Houve uma redução bem expressiva no número de ovos de chocolate, talvez a indústria já estivesse prevendo. Neste ano não tem tanto aquele espírito de Páscoa, de comemoração, e porque o desembolso para ovos de chocolate é alto. Seja por falta de dinheiro ou pelo empobrecimento, as pessoas têm optado por itens mais acessíveis, como barras de chocolate e bombons. A gente também não vê tanta propaganda de ovos de Páscoa neste ano. 

Mercados podem funcionar depois das 20h e vender itens não essenciais

O presidente da Rede Super, Ibanês Bertagnolli, faz uma ressalva em relação ao consumo maior de barras de chocolate e bombons, além de estar otimista sobre o consumo de outros produtos:

- Sobre os ovos de chocolate, houve queda, até porque a pandemia provocou uma redução na produção industrial. Mas falando em outros itens, como barras de chocolate e bombons, as vendas estão boas e até registramos um pequeno aumento para suprir. E, agora, em época de Páscoa, aumenta em função da data. Nossa percepção de queda é de ovos de chocolate, mas em relação a vendas sobre a Páscoa como um todo, como peixes e bebidas, estamos bem otimistas, até porque as pessoas estão mais em casa neste ano.

(Colaborou Gabriela Perufo)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Licitação para revitalização da Gare pode sair até junho, antecipa secretário

Próximo

Semana será de temperaturas mais baixas em Santa Maria

Geral